quinta-feira, 9 de novembro de 2017

9 DE NOVEMBRO - VÍTOR GASPAR


EFEMÉRIDE - Vítor Louçã Rabaça Gaspar, economista e professor universitário português, ex-ministro de Estado e das Finanças (2011/13), nasceu em Manteigas no dia 9 de Novembro de 1960.
Em Julho de 2013, foi anunciado o seu pedido de demissão do governo, tendo sido substituído por Maria Luís Albuquerque. Vítor Gaspar é primo-irmão do ex-coordenador do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, pelo lado materno. Pelo lado paterno, é primo em terceiro grau de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting CP.
Licenciou-se em Economia na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa em 1982, tendo-se doutorado em Economia na Universidade Nova de Lisboa em 1988.
Foi membro suplente do Comité Monetário Europeu de 1989 a 1998 e representante pessoal do Ministro das Finanças na IGC que conduziu ao Tratado de Maastricht. Foi chefe daquele comité entre 1994 e 1998 e membro do Gabinete de Consultores Políticos da Comissão Europeia de 2005 a 2006. Em Janeiro de 2007, passou a chefiar o departamento.
Em Portugal, foi conselheiro especial do Banco de Portugal e director-geral da área de investigação do Banco Central Europeu de Setembro de 1998 até Dezembro de 2004. Também foi director de Investigação e Estatísticas do Banco de Portugal e director de Estudos Económicos do Ministério das Finanças.
Publicou vários livros e artigos em revistas e jornais científicos, entre eles: “Public Choice”, “European Economic Review”, “Journal of the European Economic Association” e “Journal of Development Economics”.
Enquanto ministro das Finanças (independente), o controlo apertado das finanças públicas, o percurso político, o discurso de austeridade, os seus modos reservados e as suas origens rurais e beirãs, características partilhadas por Salazar, renderam-lhe a alcunha de “Salazarinho” entre os seus colegas do Governo.
Simultaneamente, em época de crise, os seus poderes foram reforçados, tendo ficado encarregue das verbas dos fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), antes a cargo do Ministério da Economia. Passou a integrar uma Comissão de Gestão por si chefiada e da qual faziam parte, Paulo Portas, Miguel Macedo, Álvaro dos Santos Pereira, Assunção Cristas, Nuno Crato e Pedro Mota Soares.
É actualmente director do Departamento de Finanças Públicas do FMI. Em Fevereiro de 2016, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. É casado desde 1985 e tem três filhas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...