sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

1 DE DEZEMBRO - JOHN DENSMORE


EFEMÉRIDE - John Densmore, músico e compositor americano, ex-baterista e um dos fundadores da banda de rock The Doors (1965/73), nasceu em Los Angeles no dia 1 de Dezembro de 1944.
Foi durante uma conferência sobre Meditação Transcendental que Ray Manzarek encontrou o guitarrista Robby Krieger e o baterista John Densmore. Este último tinha pago 35 dólares por um mantra personalizado. «Nunca teria existido The Doors sem este episódio» - disse Densmore.
Em 2002, moveu um processo, ganho recentemente, contra o uso do nome The Doors na realização de shows pelos dois antigos companheiros e sobreviventes da banda, Ray Manzarek e Robby Krieger. Segundo ele, o grupo não respeitava mais a filosofia e ideias originais.
Densmore era um talentoso baterista de jazz. Cresceu na região de Los Angeles. As suas influências eram diversas: os Beatles, Jimmy Reed e os maiores nomes do jazz. As suas qualidades na bateria desenvolveram-se no seio dos Doors, com ritmos endiabrados e místicos. Apagava-se um pouco, como os outros membros do grupo, face à notoriedade do vocalista e poeta Jim Morrison, mantendo – porém - um lugar preponderante na banda.
Em 1991, editou a sua autobiografia “Riders on The Storm”, nome de uma das canções dos Doors. Membro activo da Amnistia Internacional durante os anos 1970, ele defende actualmente as causas da ecologia e do respeito pelas minorias étnicas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...