segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

25 DE DEZEMBRO - LUCILA NOGUEIRA


EFEMÉRIDE - Lucila Nogueira, escritora, crítica e tradutora brasileira, morreu no Recife em 25 de Dezembro de 2016. Nascera no Rio de Janeiro em 30 de Março de 1950.
De origem luso-galaica, publicou vinte e cinco livros de poesia e vários de ensaio, além de muitos artigos em livros, revistas e sites da internet.
Viveu no Rio de Janeiro com intervalos de permanência entre esta cidade e o Recife. Era também tradutora, editora e contista, além de professora de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literaturas Africanas, Literatura Pernambucana, Criação Literária e Teoria Literária, na Universidade Federal de Pernambuco. Leccionou também disciplinas como Teoria da Poesia, Teoria da Ficção, Ideologia e Literatura, Literatura e Loucura, Literaturas de expressão portuguesa do século XX e Literatura hispano-americana.
O seu livro “Zinganares” foi publicado e lançado em Lisboa, em 1998, na embaixada do Brasil. Tem poemas e contos publicados em França, Espanha, Colômbia, México, Panamá, Estados Unidos, Turquia e Portugal. Foi a primeira brasileira a participar no Festival Internacional de Poesia de Medellín (2006), considerado o maior do mundo em público e participantes. Representou igualmente o Brasil no XII Festival Internacional de Poesia de Havana, no XV Encuentro de Mujeres Poetas en el País de las Nubes, realizado em Oaxaca, México, onde desenvolveu um atelier de Poesia e Conto para crianças e adolescentes das comunidades indígenas mexicanas. Representou também o Brasil no México, no IV Encuentro Iberoamericano de Poesía Carlos Pellicer Câmara, em Vila Hermosa, onde actuou num atelier literário de capacitação para docentes (2007).
Representou igualmente o Brasil no V Festival Internacional de Poesia de Granada, Nicarágua, em 2009; no II FipLima-Festival Internacional de Poesia do Peru (2013); e no I Festival de Poesia de Houston (2013, com o lançamento de uma colectânea trilingue).
Está incluída na “Antologia de Poetas Brasileños” editada em Madrid (2007) e na “Antologie Poétique Nantes Recife”, publicada no mesmo ano. O seu livro “Saudade de Inês de Castro” foi publicado em 2008 pelas Éditions Lusophones, em Paris. Tem igualmente poemas publicados na revista portuguesa “A Ideia” (2014) e numa revista turca (2013).
Organizou edições, congressos e eventos culturais. Participou na primeira comissão artística do Prémio de Literatura da Portugal Telecom e integrou a equipa brasileira no Seminário Internacional de Lusografias 
Sobre a sua obra poética já se pronunciaram vários críticos, escritores e professores do Brasil, Espanha, França, Portugal, Argentina e República Dominicana.
Como ensaísta, publicou “Ideologia e Forma Literária em Carlos Drummond de Andrade” (3ª edição em 2002) e “A Lenda de Fernando Pessoa” (2003), entre outros.
Tinha trinta e três contos inéditos, tendo publicado apenas sete (2001). Recebeu a Medalha Euclides da Cunha da Academia Brasileira de Letras (2009). Foi galardoada igualmente com a comenda e medalha Luiz de Camões do Gabinete português de Leitura de Pernambuco (2014).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...