sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

8 DE DEZEMBRO - JOHN GLENN


EFEMÉRIDE - John Herschel Glenn Jr., piloto de caça, astronauta e político norte-americano, morreu em Columbus no dia 8 de Dezembro de 2016. Nascera em Cambridge (Ohio), em 18 de Julho de 1921. Na juventude, participou num coral na igreja, além de tocar trompete. Em 1939, ingressou na faculdade para estudar Química, mas o seu verdadeiro interesse era pilotar aviões. Após obter a graduação em Engenharia, Glenn ingressou na Marinha dos Estados Unidos em 1942.
Durante a II Guerra Mundial, John Glenn foi piloto naval e participou em vários combates e bombardeamentos na Guerra do Pacífico. Após o conflito, tornou-se instrutor e piloto de ensaios, mas voltou aos combates durante a Guerra da Coreia, pilotando caças a jacto F-86 Sabre e derrubando alguns Migs inimigos, o que lhe valeu várias condecorações.
De volta aos Estados Unidos, Glenn reassumiu o seu trabalho como instrutor. Em 1957, realizou o primeiro voo transcontinental supersónico, viajando de Los Angeles a Nova Iorque em três horas e 23 minutos. Dois anos depois, foi seleccionado pela NASA para o primeiro grupo de astronautas americanos, o Projecto Mercury. Em Fevereiro de 1962, tornou-se o primeiro astronauta dos Estados Unidos a entrar em órbita da Terra, dando três voltas completas sobre o planeta durante quase cinco horas. De volta ao solo, tornou-se instantaneamente um herói nacional. Foi recebido e condecorado pelo presidente Kennedy e participou em desfiles festivos, em várias cidades do país.
Os seus pendores políticos e a sua fama foram notados pelo governo americano da época e Glenn tornou-se grande amigo da família Kennedy. Não participou em mais voos espaciais, em parte - de acordo com comentários da época dentro da NASA e da Casa Branca - por pedido feito aos directores da agência espacial pelo próprio presidente Kennedy, para quem a perda num acidente de um herói nacional e mundial de sua estatura, poderia causar grande comoção ao povo americano e até obrigar ao cancelamento do programa espacial. De qualquer modo, John Glenn aposentou-se da NASA ainda em 1964, antes do começo do Programa Espacial Gemini.
Nos anos seguintes, dedicou-se à política pelo Partido Democrata, assumindo o cargo de senador pelo seu Estado natal de Ohio durante vinte e cinco anos, entre 1974 e 1999.
Em Outubro de 1998, participou numa experiência para avaliar o comportamento de pessoas da terceira idade no espaço. Assim, John Glenn - aos 77 anos - voltou à órbita terrestre, desta vez como membro da tripulação da nave espacial Discovery, na missão STS-95, que durou dez dias.
Glenn é um dos 28 homens e mulheres a terem recebido até hoje a Medalha de Honra Espacial do Congresso, a maior condecoração concedida pelo governo dos Estados Unidos a astronautas que tenham realizado algum feito extraordinário para a nação ou para a Humanidade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...