sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

12 DE JANEIRO - GEORGES CARPENTIER


EFEMÉRIDE - Georges Carpentier, pugilista francês, nasceu em Liévin no dia 12 de Janeiro de 1894. Morreu em Paris, em 27 de Outubro de 1975. Foi também um valoroso praticante de rugby.
Georges Carpentier começou a praticar boxe em 1908, quando tinha somente 14 anos de idade. Com apenas três anos entre os profissionais, conquistou o primeiro dos seus muitos títulos.
Lutando a princípio nos meios-médios, Carpentier tornou-se campeão francês nesta categoria em 1911, com uma vitória por KO sobre Robert Eustache. Em seguida, ainda naquele mesmo ano, novo KO sobre o britânico Young Joseph, tornando-se também o campeão europeu.
Em 1912, subiu de categoria e, tendo batido Jimmy Sulivan em apenas dois assaltos, conquistou o título de campeão europeu dos pesos-médios. O combate seguinte foi contra George Gunther, que se dizia campeão mundial dos pesos-médios, desde que Billy Papke tinha recusado lutar contra ele em 1911. Após um duelo de vinte assaltos, Carpentier obteve a vitória aos pontos, mantendo o seu título de campeão europeu.
Em 1913, apesar de alguns revezes no ano anterior, Carpentier decidiu subir de categoria mais uma vez. O seu oponente, Bandsman Dick Rice, resistiu apenas dois assaltos e Carpentier adicionou mais um título à sua carreira, o de campeão europeu dos meios-pesados.
Não satisfeito, ainda em 1913, Carpentier passou a ostentar o título de campeão europeu dos pesos-pesados, após bater por KO ao quarto assalto, o campeão britânico Bombardier Billy Wells. Carpentier ainda chegou a defender esse título uma vez, em 1914, antes de interromper a sua carreira para servir na aviação, durante a Primeira Guerra Mundial, tendo sido condecorado por duas vezes.
Cinco anos mais tarde, com o fim da Guerra, Carpentier pôde voltar aos ringues e logo mostrou que não havia perdido o jeito. Após defender por 3 vezes o seu título europeu dos pesados, Carpentier resolveu descer de categoria, a fim de disputar o título mundial dos meios-pesados.
Assim, em 1920, Carpentier bateu por KO o campeão Battling Levinsky, em apenas quatro assaltos, o que fez dele o novo campeão mundial dos meios-pesados. Em seguida, Carpentier tentou dar o salto mais alto de toda a sua carreira, quando desafiou o então campeão mundial dos pesos-pesados Jack Dempsey.
A luta entre Dempsey e Carpentier, em 1921, foi um verdadeiro massacre. Apesar de ter lutado heroicamente contra um adversário de maior envergadura, Carpentier foi batido por KO no quarto assalto, tendo terminado a luta bastante maltratado, enquanto Dempsey não tinha sequer um arranhão.
Depois da derrota com Dempsey, Carpentier acabou por perder o seu título mundial dos meios-pesados em 1922, quando foi derrotado por Battling Siki, numa luta de resultado controverso.
A última grande exibição de Carpentier aconteceu em 1924, quando combateu catorze rounds contra o peso-pesado Gene Tunney, antes de ser impedido pelo juiz de lutar o último assalto.
Dois anos mais tarde, em 1926, Carpentier aposentou-se. Passou a levar uma vida mundana, relacionando-se com diversas personalidades de renome, como Aga Khan III, Louis Renault, Santos-Dumont, Maurice Maeterlinck, Vaslav Nijinski, general Pershing, Charlie Chaplin, Mistinguett e “La Belle Otero”, entre outras.
Faleceu em 1975, em casa de sua filha, aos 81 anos de idade. Em 1991, o seu nome juntou-se à galeria dos maiores pugilistas de todos os tempos. Foi dado igualmente o seu nome a várias ruas e estádios franceses. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...