sábado, 13 de janeiro de 2018

13 DE JANEIRO - MELVIN JONES


EFEMÉRIDE - Melvin Jones, de nacionalidade norte-americana, fundador do Lions Clubs International, nasceu em Fort Thomas no dia 13 de Janeiro 1879. Morreu em Fluosmod, em 1 de Junho de 1961, aos 82 anos de idade.
Filho de um capitão do exército, comandou um grupo de escoteiros. Aos 20 anos, mudou-se para Chicago, onde se associou a uma companhia de seguros e, em 1913, fundou a sua própria agência. Foi nesta cidade que se filiou na Maçonaria, em 1906.
Como membro do Círculo de Negócios de Chicago, um grupo de empresários que se reunia regularmente, Melvin Jones foi eleito secretário. Este era um dos muitos grupos da época, que se dedicavam totalmente a promover os interesses financeiros dos seus membros. Devido ao seu apelo limitado, estes grupos estavam destinados a desaparecer. Ele, contudo, tinha outros planos. «Que tal se os homens, que têm sucesso devido à sua energia, inteligência e ambição, usassem os seus talentos para melhorar a vida nas suas comunidades?», perguntou ele.
Em 1914, como secretário do Círculo de Negócios de Chicago, manteve contactos com vários clubes independentes e associações de clubes dos EUA, interessando-os na unificação para formar uma associação que servisse os seus semelhantes. Entretanto, somente em Julho de 1917, e depois de numerosa correspondência, é que conseguiu reunir os delegados dos vários clubes, a fim de preparar os fundamentos para a formação da nova Associação, a qual começou a existir alguns meses depois, numa Convenção reunida em Dallas, em Outubro. Nessa Convenção, Melvin Jones foi eleito secretário do então criado Lions Clubs International. Foi estipulado que os sócios não poderiam promover ali os seus interesses comerciais.
Melvin Jones abandonou mesmo a sua agência de seguros, para se dedicar inteiramente ao Lions Clubs International. Foi sob a sua liderança dinâmica que os Lions Clubs conseguiram o prestígio necessário para atrair homens com mentalidade cívica. Em Julho de 1950, a Directoria Internacional concedeu-lhe o título de Secretário-Geral Perpétuo e, em Julho de 1958, o de Secretário-Geral e Fundador do Leonismo.
O fundador da associação foi também reconhecido como líder por outras entidades. Uma das maiores honras para Melvin Jones foi quando, em 1945, representou o Lions Clubs International como consultor, na Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, em São Francisco, ao ser criada a Organização das Nações Unidas (ONU).
Melvin Jones, o homem cujo lema pessoal era «Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo», tornou-se o exemplo condutor de pessoas com espírito de serviço humanitário em todas as partes do mundo.
A Câmara Municipal de Lisboa prestou homenagem ao Leonismo, na pessoa do seu fundador, ao atribuir o nome de Melvin Jones a uma rua da freguesia de São Domingos de Benfica.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...