terça-feira, 16 de janeiro de 2018

16 DE JANEIRO - GERMANA TÂNGER


EFEMÉRIDEGermana Tânger, de seu nome completo Maria Germana Dias da Silva Moreira, pelo casamento Tânger Corrêa, actriz, encenadora, declamadora e divulgadora de poesia portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 16 de Janeiro de 1920.
Licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde, nos anos 1940, integrou o Grupo de Teatro. Na mesma época, começou também a declamar poesia, tendo privado com vários dos maiores poetas do seu tempo, como Almada Negreiros, Sofia de Melo Breyner, José Régio e Jorge de Sena, entre outros.
Mudou-se para Paris, onde tirou o curso de Dicção de George Le Roy, tornando-se, por convite de Medeiros Gouveia, lente de Luís Vaz de Camões na Universidade de Sorbonne.
Como divulgadora de poesia ao longos de vários anos, percorreu todo o país, com a Pró-Arte, e também vários países estrangeiros, na América, África e Ásia, acompanhada por vezes pelo pianista Adriano Jordão.
Foi professora de Dicção, ou Arte de Dizer, no Conservatório Nacional durante 25 anos e teve vários programas na Radiodifusão Portuguesa e na Radiotelevisão Portuguesa.
Dirigiu, encenou e adaptou vários espectáculos, no Festival de Sintra, na Torre de Belém, no Teatro Municipal de São Luís e no Festival de Teatro de Almada, no qual foi homenageada em 1998. Considerou por terminada a sua carreira artística com um espectáculo no Teatro da Trindade, em Novembro de 1999, tendo sido feita Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em Março do ano seguinte. Foi agraciada pela Câmara Municipal de Lisboa com a Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro em Maio de 2010.
Em Abril de 2016, para celebrar os seus 96 anos, lançou o livro “Vidas numa Vida”, através da Editora Manufactura. Continua a viver em Lisboa, completando hoje 97 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...