sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

5 DE JANEIRO - MANUEL BOTELHO DE OLIVEIRA


EFEMÉRIDE - Manuel Botelho de Oliveira, advogado, político e poeta barroco de nacionalidade portuguesa, morreu em Salvador (Brasil) no dia 5 de Janeiro de 1711. Nascera na mesma cidade no ano de 1636. 
Filho de um capitão de infantaria, cursou Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal. De volta ao Brasil, passou a exercer a advocacia e foi eleito vereador da Câmara de Salvador. Em 1694, tornou-se capitão-mor dos distritos de Papagaio, Rio do Peixe e Gameleira, cargo obtido em função do empréstimo de 22 mil cruzados para a criação da Casa da Moeda, na Bahia.
Manuel Botelho de Oliveira conviveu com Gregório de Matos e versou sobre os temas correntes da poesia de seu tempo.
O seu primeiro livro foi “Mal Amigo”, escrito em 1663 e publicado em Coimbra. Foi o primeiro autor nascido no Brasil a ter um livro impresso. A sua principal obra é a colectânea “Música do Parnaso”, que reúne poemas em português, castelhano, italiano e latim, e duas comédias em espanhol, “Hay amigo para amigo e amor” e “Engaños y elos”, escrita em 1705 e publicada em Lisboa.
Na obra, destaca-se o poema “À Ilha de Maré”, com vocabulário típico dos barrocos e o facto de ser um dos primeiros a louvar a terra e a descrever com esmero a variedade de produtos naturais brasileiros, lembrando sempre a inveja que fariam às metrópoles europeias. É neste poema que, pela primeira vez, aparece - em poesia - uma descrição da natureza tropical, com os seus pescados, frutas e legumes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...