segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

8 DE JANEIRO - ROBBY KRIEGER


EFEMÉRIDE - Robby Krieger, de seu verdadeiro nome Robert Alan Krieger, guitarrista de rock norte-americano, nasceu em Los Angeles no dia 8 de Janeiro de 1946. Foi considerado o 76º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana “Rolling Stone”.
É reconhecido também como um dos mais criativos guitarristas de sempre. Não usa palhetas. Foi guitarrista dos The Doors e, ocasionalmente, escreveu músicas para a banda, tais como “Runnin' Blue” e o primeiro e maior sucesso da banda, “Light My Fire”, que alcançou o 1º lugar nos tops americanos poucos dias depois do lançamento. Krieger teve uma contribuição importante no som da banda, devido à sua “pegada” e aos solos que tinham um cunho espanhol.
Robby tinha estudado flamenco espanhol no violão, sozinho, e nunca havia sido guitarrista. Formara mesmo um grupo, os Back Bay Chamberpot Terriers. Treinou guitarra apenas 6 meses antes dos The Doors gravarem o seu primeiro álbum. Foi também vocalista da banda durante um breve período, após a morte de Jim Morrison, mas sem sucesso.
Krieger teve igualmente um certo sucesso como guitarrista de jazz, gravando alguns álbuns nas décadas de 1970/80, incluindo “Versions” (1983) e “No Habla” (1986).
Com o fim dos Doors em 1973, formou a sua própria banda, The Robby Krieger Band, que acabou passado pouco tempo.
Krieger, mais tarde, tocou guitarra em algumas músicas dos Blue Öyster Cult e reformulou os Doors em 2002, com o tecladista Ray Manzarek - da banda original - e com Ian Astbury e Stewart Copeland. O grupo passou a chmar-se The Doors of the 21st Century e, depois, Riders On The Storm.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...