domingo, 11 de fevereiro de 2018

11 DE FEVEREIRO - WILLEM JOHAN KOLFF


EFEMÉRIDE - Willem Johan Kolff, médico de origem holandesa, inventor da hemodiálise, morreu na Pensilvânia em 11 de Fevereiro de 2009. Nascera em Leiden no dia 14 de Fevereiro de 1911.
Foi igualmente um dos pioneiros no desenvolvimento de órgãos artificiais. Estudou Medicina na universidade da sua terra natal. Mais tarde, foi professor residente na Universidade de Groningue. Um dos seus primeiros pacientes foi um homem de 22 anos, que sofria de insuficiência renal.
Kolff desenvolveu um programa de substituição do rim por um órgão artificial e esteve igualmente na origem do primeiro banco de sangue na Europa (1940).
Durante a Segunda Guerra Mundial, foi colocado em Kampen, onde participou na luta contra a ocupação alemã. Simultaneamente, desenvolveu o primeiro rim artificial. Em 1945, conseguiu manter viva uma mulher graças à hemodiálise.
Juntamente com a sua esposa.  Janke Cornelia Kolff-Huidekoper (1913/2006), recebeu a nomeação de ‘’Justo entre os Justos’, a título póstumo (Fevereiro de 2012).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...