segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

19 DE FEVEREIRO - MASSIMO TROISI


EFEMÉRIDE - Massimo Troisi, actor e realizador italiano, nasceu em San Giorgio a Cremano, pequena cidade perto de Nápoles, no dia 19 de Fevereiro de 1953. Morreu em Óstia, em 4 de Junho de 1994, vítima de problema cardíaco. Ele soube reinterpretar e inovar as tradições e os costumes de Nápoles.
Criado numa numerosa família, durante anos viveu juntamente com 16 pessoas, com o pai, a mãe, cinco irmãos, um tio, uma tia, cinco primos, o avô e a avó. Tímido, católico e muito ligado a Nápoles, Troisi orgulhava-se das tradições e dos costumes dos napolitanos, registando isso em quase todas as suas obras. Massimo Troisi é considerado também um dos maiores humoristas da Itália e é tido como um dos grandes símbolos de Nápoles, por ser defensor da cultura e do dialecto do seu povo, que historicamente é discriminado por parte dos italianos de outras regiões.
Troisi começou a sua carreira de actor, em 1969, no teatro paroquial da Igreja de Sant'Anna, juntamente com alguns amigos de infância.
Em 1977, Troisi, Lello Arena e Enzo Decaro formaram o trio cómico La Smorfia (tirado do nome do “livro dos números” tradicionalmente utilizado em Nápoles para jogar na Loto ou no Bingo. Algum tempo depois, o trio trabalhou também na televisão e tornou-se famoso em toda a Itália.
Troisi tornou-se conhecido internacionalmente devido ao sucesso do seu filme “O carteiro e o poeta” (título original: “Il postino”), pelo qual foi nomeado para Melhor Actor, Melhor Filme e Melhor Guião Adaptado, nos Oscars de 1996. Troisi trabalhou noutros filmes premiados, como “Ricomincio da tre”, que foi exibido ininterruptamente nos cinemas italianos durante mais de dois anos. Contracenou com grandes figuras do cinema italiano, como Ettore Scola e Marcello Mastroianni, entre outros.
A maioria dos seus personagens fazem referência ao quotidiano dos italianos, dos napolitanos e às diferenças e peculiaridades entre o norte da Itália e a Itália meridional, fazendo referências mais especificas a Nápoles e aos costumes napolitanos.
Em 1972, foi-lhe diagnosticada uma anomalia cardíaca que, em 1976, o obrigou a ir aos Estados Unidos para fazer uma cirurgia. A operação foi efectuada em Houston e, inicialmente, foi um sucesso, retomando a sua carreira teatral e cinematográfica pouco tempo depois. Troisi quase não falava sobre a doença, apenas os seus familiares e amigos íntimos sabiam do seu problema de saúde.
Troisi devia voltar aos Estados Unidos para outra cirurgia, mas não o fez porque não queria adiar as filmagens do seu novo filme “Il postino”. No dia 4 de Junho de 1994, faleceu na casa de uma sua irmã, em Óstia. O ataque cardíaco aconteceu 12 horas após o término das filmagens. A notícia sobre a sua morte foi de grande consternação e surpresa para os italianos.
Muitos actores e realizadores homenagearam Massimo Troisi ao longo dos anos, através de eventos e de prémios de cinema e televisão. Em 1996, foi criado o Prémio Massimo Troisi, na sua terra natal. Em 2003, foi aberto ao público um museu em sua homenagem, na mesma localidade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...