sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

9 DE FEVEREIRO - CAROLE KING


EFEMÉRIDE - Carole King, de seu verdadeiro nome Carole Joan Klein, cantora, autora e compositora norte-americana, nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, no dia 9 de Fevereiro de 1942.  O seu álbum, “Tapestry”, de 1971, ficou durante quinze semanas no 1º lugar de vendas dos Estados Unidos, tendo ganho quatro prémios Grammy: Álbum do Ano; Melhor Performance Vocal Pop; Gravação do Ano; e Canção do Ano.
Iniciou a sua aprendizagem musical ainda era criança. Apenas com quatro anos, já aprendia piano e, alguns anos mais tarde, já adolescente, formou o seu primeiro grupo. Contudo, foi já na faculdade que Carole conheceu alguns dos nomes que mais influenciaram a sua música, como Paul Simon, Neil Sedaka ou Gerry Goffin, com quem acabou por casar.
A parceria com Goffin foi, contudo, bem mais além do matrimónio, já que a dupla começou a escrever em conjunto uma série de canções que acabaram por conquistar lugares de destaque nos tops. Entre estas, destacam-se “Will You Love Me Tomorrow” cantada pelas The Shirelles, ou “The Locomotion” levada a palco por Little Eva. É dessa época a composição, também em parceria com o marido, “Chains”. Esta é famosa igualmente por ter sido das poucas composições de outros autores gravadas pelos Beatles.
Apesar dos êxitos como compositora, a carreira de King a solo teimava em não singrar. No meio dos anos 1960, decidiu fundar a Tomorrow Records, uma vez mais ao lado do marido. O casamento com Goffin terminou pouco depois, seguido de novo matrimónio, então com Charles Larkey, baixista dos Myddle Class, que gravavam na editoraTomorrow.
Em 1968, juntamente com Danny Kortchmar, fundou os The City, que lançaram um único álbum, “Now That's Everything Been Said”, que acabou por ser um verdadeiro fracasso de vendas dada a recusa de King em actuar ao vivo, por ter medo de entrar em palco. Contudo, e a partir desse ano, King investiu definitivamente na sustentação e lançamento da sua carreira a solo, editando “Writer” em 1970. Apesar dos resultados não terem sido os esperados, o ímpeto ficou para a edição de um novo conjunto de originais. “Tapestry”, editado em 1971, constituiu o grande triunfo de Carole King. O disco acabou por ficar nos tops durante mais de seis anos e conseguiu bater sucessivos recordes de vendas. Ainda em 1971, King lançou “Music”, um digno sucessor do disco anterior. Os êxitos prolongaram-se depois em álbuns como “Rhymes and Reasons” de 1972 e “Wrap Around Joy” de 1974. Em 1973, deu um concerto gratuito ao ar livre, no Central Park de Nova Iorque, a que assistiram mais de 100 000 espectadores.
Um ano mais tarde, e ao lado de James Taylor, David Crosby e Graham Nash, a dupla King/Goffin voltou a entrar em acção para a elaboração do álbum “Thoroughbred”. Mais tarde, o lançamento de “Simple Things” proporcionou a partida para a primeira digressão em pleno, ao lado dos Navarro. Ainda nesse mesmo ano, King casou-se novamente, então com Rick Evers, que acabou por falecer um ano depois devido a uma overdose de heroína.
O início da década de 1980 ficou marcado pelo abandono de King de grande parte da sua actividade no mundo do espectáculo, preferindo desde então viver numa pequena localidade no estado do Idaho, onde iniciou uma colaboração frutuosa com movimentos ambientalistas. “Speeding Time”, de 1983, marcou o início do hiato de mais de seis anos, até à edição de “City Streets”, de 1989, álbum que contou com a participação de Eric Clapton.
Colour Of Your Dreams” de 1993 incluiu a participação de Slash dos Guns n' Roses, antes de - em 1994 - Carole aparecer pela primeira vez no musical “Bloodbrothers” na Broadway. Em 1996, foi a vez de lançar o álbum “Time Gone By”, antes de “Goin' Back” de 1997 e “Breaking Up Is Hard To” e “Love Makes the World” em 2001.
Carole King continua ainda em actividade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...