quinta-feira, 1 de março de 2018

1 DE MARÇO - DAVID NIVEN


EFEMÉRIDE - James David Graham Niven, actor britânico, famoso pelos filmes que protagonizou nos Estados Unidos e na Europa, nasceu em Londres no dia 1 de Março de 1910. Morreu em Château-d'Oex, na Suíça, em 29 de Julho de 1983.
Começou por seguir a carreira militar, conforme tradição deixada pelo pai, oficial que morreu na Batalha de Galípoli em 1915. Nos anos 1930, mudou-se para Hollywood, onde trabalhou bastante tempo como figurante. Contratado por Samuel Goldwin, começou então a ficar conhecido pelas suas participações nos filmes de Errol Flynn. Só conseguiu um papel principal em 1939, actuando ao lado de Ginger Rogers, em “Bachelor Mother”.
Quando a Inglaterra entrou na Segunda Guerra Mundial, retomou a carreira militar, sendo condecorado com a Legião do Mérito. No fim do conflito, voltou ao cinema, alcançado o estrelato com o filme “A volta ao mundo em oitenta dias”, interpretando Phileas Fogg, personagem da obra de Júlio Verne. Ganhou um Oscar em 1958, com o filme “Mesas separadas”, contracenando com Rita Hayworth, onde actuou apenas durante 15 minutos, sendo o actor com menor tempo de actuação a receber o Oscar de Melhor Actor.
Em 1961, participou no clássico “Os Canhões de Navarone”, com Gregory Peck. Interpretou James Bond, no filme “Casino Royale” de 1967. Estrelou também o primeiro filme de “A Pantera Cor-de-Rosa” de 1963.
Em 1971, lançou a sua autobiografia “The Moon's a Balloo”, que teria uma sequência em 1975. Casou-se duas vezes e deixou quatro filhos. O seu primeiro casamento foi com Priula Rollo (1940). O casamento acabou com a morte da esposa, que sofreu uma queda durante uma festa na casa de Tyrone Power, em 1946. Viúvo, casou-se anos depois com a modelo sueca Hjordis Tersdemen, tendo adoptado duas crianças.
Faleceu no seu castelo suíço, vítima de esclerose lateral amiotrófica, deixando incompletas as suas memórias.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...