sábado, 17 de março de 2018

17 DE MARÇO - PEDRO LAGINHA


EFEMÉRIDE - Pedro Laginha, actor e cantor português, nasceu em Lisboa no dia 17 de Março de 1971.
Iniciou-se na companhia de teatro Os Satyros - onde, sob a direcção de Rodolfo Garcia Vasquez, integrou o elenco de espectáculos como “Rusty Brown”, de Miguel Barbosa; “De Profundis”, a partir de Oscar Wilde; “Woyzek”, de Georg Büchner; e “A Filosofia de Alcova”, do Marquês de Sade.
Trabalhou com Xosé Blanco Gil no Teatro Ibérico, onde participou em “Sopinhas de Mel”, de Teresa Rita Lopes, e em “O Leão Enganado”, de La Fontaine.
Actuou no Teatro Aberto com José Wallenstein (“Pêssegos”, de Nick Grosso) e João Lourenço (“Às Vezes Neva em Abril”, de João Santos Lopes); e no ACARTE com Paulo Filipe Monteiro (“Área de Risco”).
Foi dirigido por António Feio no Teatro Villaret em “Deixa-me Rir”, de Alistair Beaton. Em 1993, com a peça “A Filosofia de Alcova”, esteve presente no Festival de Teatro de Avignon, no Kirin Arts Festival (Cambridge), no Edimburgh Fringe Festival e no Festival de Teatro da Juventude de Kiev.
Participou como actor em vários telefilmes, como: “Alta Fidelidade”, de Tiago Guedes e Frederico Serra; “Cavaleiros de Água Doce” e “O Meu Sósia e Eu”, de Tiago Guedes; “Jogo de Glória”, de Fernando Vendrell; e “Só por Acaso”, de Rita Nunes. Tem aparecido regularmente em séries televisivas.
Em 2001, formou com Miguel Pedro a banda Mundo Cão. Já com Vasco Vaz, Budda e Canoche a integrar a banda, gravaram o primeiro álbum, com letras de Adolfo Luxúria Canibal (2007).
Protagonizou mais de 30 filmes, telenovelas e séries televisivas entre 1998 e 2016. Entrou em diversas curtas-metragens (2000/13).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...