terça-feira, 20 de março de 2018

20 DE MARÇO - JORGE MELÍCIO


EFEMÉRIDE - Jorge Melício, escultor angolano que reside em Lisboa desde os 7 anos de idade, nasceu no Lobito em 20 de Março de 1957.
Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio e a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. A sua obra plástica reparte-se por várias modalidades. O modo que caracteriza a sua actuação nos diversos domínios tem como resultado trabalhos exaustivos cuja dedicação traduz o seu empenho e persistência. Do desenho e da pintura, transita para as artes do fogo, sem descurar a insistência em que as primeiras disciplinas o envolvem. Encara – porém - a cerâmica, designadamente a azulejaria, com uma avidez que se torna obsessão. Essa constante caminha a par do design, do restauro de estuques decorativos, do vitrinismo e da arquitectura de interiores.
A escultura é outra das modalidades a que dedica especial atenção, com evidência superlativa nos trabalhos de bronze, em que se define praticamente num campo de representação exclusiva do hiper-realismo português. Melício é, aliás, actualmente, um dos melhores escultores angolanos e do hiper-realismo mundial.
Da textura da pedra, que esculpiu nos anos 1970 no seu atelier de Pêro Pinheiro, fazendo uso de maquinaria industrial, Melício transportou-se para experiências com outros materiais, culminando no gesso e a sua fundição em metal. Dinamizador cultural no Município de Lisboa durante uma dezena de anos, assumiu igualmente funções de docência no domínio das artes plásticas.
Com obras dispersas por museus, instituições e colecções privadas, merecem contudo mais atenção as de maior visibilidade pública, como o friso em tela que encima a porta de entrada da Brasileira do Chiado; as esculturas de bronze hiper-realistas que animam várias localidades portuguesas, designadamente o grupo escultórico “Família” do Jardim Fernando Pessa, ao lado da Assembleia do Município de Lisboa; ou o recente monumento de cerâmica dedicado à vida e obra da rainha Santa Isabel, no perímetro envolvente do edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa. Foi seleccionado pela administração do Metropolitano de Lisboa para a decoração de uma das suas estações.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...