domingo, 4 de março de 2018

4 DE MARÇO - YURI LONCHAKOV


EFEMÉRIDE - Yuri Valentinovich Lonchakov, cosmonauta russo, veterano de três missões espaciais, nasceu em Balkhash, no Cazaquistão, no dia 4 de Março de 1965.
Ingressou na força aérea em 1982, aos dezassete anos, após a sua formação na escola secundária. Depois do curso na Escola de Pilotos da Força Aérea de Orenburg, onde se graduou em 1986, como piloto-engenheiro, foi comandante de tripulação, piloto sénior de esquadrão e comandante de brigada da marinha russa, voando em aeronaves como: Yak-52, Su-24, L-29, Tu-134 e Tu-16.
Lonchakov acumulou 1 400 horas de voo como piloto e também serviu como pára-quedista, até ser seleccionado para treino de cosmonauta pelo programa espacial russo, no Centro de Treino de Cosmonautas Yuri Gagarin, na Cidade das Estrelas, em 1997.
Em Abril de 2001, fez o seu primeiro voo espacial como integrante da missão STS-100 no veículo Endeavour, a nona missão conjunta com a Estação Espacial Internacional, que instalou o braço robótico canadiano Canadarm 2 na estação orbital. Acumulou então 283 horas no espaço.
Em Outubro de 2002, voltou à ISS a bordo da Soyuz TMA-1, a primeira nave russa Soyuz desta classe a entrar em órbita terrestre.
Em Outubro de 2008, Lonchakov voltou ao espaço na Soyuz TMA-13, como engenheiro da Expedição 18 na ISS, onde permaneceu, como tripulante fixo e engenheiro de voo durante seis meses, junto com o norte-americano Michael Fincke. Voltou à Terra em Abril de 2009, poisando com Fincke e um turista espacial, Charles Simonyi, no Cazaquistão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...