quarta-feira, 7 de março de 2018

7 DE MARÇO - E. L. JAMES


EFEMÉRIDE E. L. James, de seu nome completo Erika Leonard James, romancista britânica, autora do bestseller erótico “As Cinquenta Sombras de Grey”, nasceu em Londres no dia 7 de Março de 1963 
Em 2012, foi considerada pela revista “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Em 2013, entrou para a lista das 100 celebridades mais poderosas da revista “Forbes”.
E. L. James é ex-executiva de TV e mora em Londres. Casou-se em 1987 com o romancista, cenarista e realizador Nial Leonard, tendo dois filhos. Desde pequena que sonhava escrever histórias pelas quais os leitores se apaixonassem, mas adiou esses desígnios para se concentrar na família e na carreira profissional. Quando finalmente arranjou coragem para escrever, passou para o papel o seu primeiro romance, “As Cinquenta Sombras de Grey”. Na sequência, publicou os outros dois livros da série, completando assim uma trilogia que se tornou o maior fenómeno editorial dos últimos anos.Segundo a autora, a trilogia foi o resultado da sua crise de meia idade. «Todas as minhas fantasias estão ali no livro», confessa Erika.
Com mais de 150 milhões de exemplares vendidos, traduzida em mais de cinquenta idiomas, esta sua obra está entre as mais vendidas a nível mundial, nos anos 2010.
O pai é escocês e foi cameraman na cadeia de televisão BBC. A mãe é chilena. Erika licenciou-se em História na Universidade de Kent. Começou a sua carreira profissional na escola de cinema National Film and Television School, em Beaconsfield.
Os seus três livros foram adaptados ao cinema em 2015, 2017 e 2018. Apesar da fortuna acumulada, continua a trabalhar, juntamente com o marido, em projectos para novos romances e filmes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...