domingo, 1 de abril de 2018

1 DE ABRIL - ACACIO GABRIEL VIEGAS


EFEMÉRIDE - Acacio Gabriel Viegas, médico indiano, nasceu em Arpora, Goa, no dia 1 de Abril de 1856. Morreu em Bombaim, em 1933. Descobriu a causa de uma epidemia de peste bubónica em Bombaim, para além de ter presidido a Corporação Municipal de Bombaim entre 1906 e 1907, tendo sido o primeiro cristão indiano a ser eleito para estas funções.
Para além daquele cargo cívico, em que se notabilizou por tentar melhorar a vida dos mais pobres da sua cidade, Acácio Gabriel Viegas esteve também bastante activo na Universidade de Bombaim, tendo lançado a Faculdade de Ciência e Tecnologia e promovido a introdução da língua portuguesa nos curricula académicos e a criação de cursos destinados a mulheres.
Por estas actividades, a Corporação Municipal de Bombaim mandou erigir uma estátua sua numa das praças nobres da cidade. Uma rua da área de Dhobitalao, na mesma cidade, tem também o seu nome.
Em 1896, uma estranha epidemia declarara-se nas favelas de Nowroji Hill, levando ao êxodo de muitos residentes, com graves consequências para o comércio local e para a florescente indústria têxtil. Viegas identificou correctamente a doença como peste bubónica e, para além de assistir pessoalmente grande número de pacientes, lançou uma campanha para a limpeza e exterminação dos ratos portadores do germe.
O governador de Bombaim promoveu depois a visita de quatro equipas de médicos, que confirmaram o diagnóstico de Viegas e, finalmente, pediu ao dr. Haffkine, que já tinha descoberto uma vacina contra a cólera, para conseguir uma vacina para a peste. A vacina de Haffkine viria a salvar milhares de vidas e foi inoculada pessoalmente pelo dr. Viegas em cerca de 18 mil residentes de Bombaim.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...