sexta-feira, 13 de abril de 2018

13 DE ABRIL - TEATRO NACIONAL D. MARIA II


EFEMÉRIDE - O Teatro Nacional D. Maria II, localizado na Praça de D. Pedro IV (Rossio), em Lisboa, foi inaugurado em 13 de Abril de 1846, durante as comemorações do 27º aniversário de D. Maria II (1819/53), passando por isso a exibir o seu nome na designação oficial. Na inauguração, foi apresentado o drama histórico em cinco actos “O Magriço e os Doze de Inglaterra”, original de Jacinto Heliodoro de Aguiar Loureiro.
A história do Teatro Nacional D. Maria II começara dez anos antes da sua inauguração. Na sequência da revolução de 9 de Setembro de 1836, Passos Manuel assumiu a direcção do Governo e uma das medidas que tomou nesse mesmo ano foi encarregar, por portaria régia, o escritor e político Almeida Garrett de pensar o teatro português em termos globais, incumbindo-o de apresentar «sem perda de tempo, um plano para a fundação e organização de um teatro nacional, o qual, sendo uma escola de bom gosto, contribua para a civilização e aperfeiçoamento moral da nação portuguesa». Por esse mesmo decreto, Almeida Garrett ficou encarregue de criar a Inspecção-Geral dos Teatros e Espectáculos Nacionais e o Conservatório Geral de Arte Dramática, instituir prémios de dramaturgia, regular direitos autorais e edificar um Teatro Nacional «em que decentemente se pudessem representar os dramas nacionais».
O ambiente Romântico que se vivia nessa altura em toda a Europa determinou a urgência em encontrar um modelo e um repertório nacionais.
A escolha de um arquitecto italiano, Fortunato Lodi, para projectar e executar o Teatro Nacional, não foi isenta de críticas e, só em 1842, Almeida Garrett conseguiu dar início às obras.
Durante um largo período de tempo, o Teatro Nacional foi gerido por sociedades de artistas que, por concurso, se habilitavam à sua gestão. A companhia Rosas e Brasão esteve neste espaço entre 1881 e 1898. A gestão mais duradoura foi a de Amélia Rey Colaço / Robles Monteiro, que permaneceu no teatro de 1929 a 1964.
Em Dezembro de 1964, o Teatro Nacional foi “palco” de um brutal incêndio que apenas poupou as paredes exteriores. O edifício que hoje conhecemos e que respeita o original estilo neoclássico, foi totalmente reconstruído e, só em 1978, reabriu as suas portas.
Neste teatro, têm brilhado muitas estrelas e muitos talentos se revelaram. Entre muitos outros, cite-se:  Amélia Rey Colaço, Eunice Muñoz, Lurdes Norberto, Carmen Dolores, Ruy de Carvalho, Laura Soveral, Mariana Rey Monteiro, Catarina Avelar, João Perry, Fernanda Borsatti, Jacinto Ramos, Beatriz Batarda, Fernanda Lapa, Lia Gama, Glória de Matos, João Grosso e João Lagarto. Em 2012, o teatro foi reclassificado como monumento nacional.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...