sábado, 14 de abril de 2018

14 DE ABRIL - PERCY SLEDGE


EFEMÉRIDE - Percy Sledge, cantor de soul e R&B norte-americano, morreu em Baton Rouge (Louisiana) no dia 14 de Abril de 2015. Nascera em Leighton (Alabama), em 25 de Novembro de 1940. Ficou mundialmente conhecido por interpretar a canção “When a Man Loves a Woman”.
Percy Sledge, que ficou órfão de pai aos dois meses, ambici0onou ser jogador de basebol, mas deixou cedo a escola para ocupar vários pequenos empregos, trabalhando depois no0 Colbert County Hospital, antes de se tornar famoso.
Começou por cantar numa igreja e em pequenos grupos musicais. Depois de ser ouvido pelo produtor Quin Ivy, obteve um contrato com uma editora discográfica. “When a Man Loves a Woman” foi o primeiro single resultante desse contrato e não demorou muito para que a canção se tornasse um hit. Lançado em 1966, alcançou o 1º lugar nas paradas americanas e canadianas e ficou em 4º lugar no Reino Unido.
Sledge alcançaria sucesso com outras composições, como “Warm and Tender Love”, “It Tears Me Up”, “Take Time to Know Her” e “Cover Me”.
Voltou a figurar nas paradas de sucesso em meados dos anos 1980, quando o seu trabalho foi usado num comercial da marca de jeans Levi's.
Em 2005, Percy Sledge foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll. Em Maio de 2007, entrou para o Hall da Fama da Música de Louisiana pelas suas contribuições para a música. O seu nome encontra-se igualmente no Delta Music Museum, em Louisiana.
Sledge morreu de cancro de fígado na sua casa em Baton Rouge, aos 74anos. Foi casado duas vezes, tendo tido doze filhos dos dois casamentos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...