quarta-feira, 18 de abril de 2018

18 DE ABRIL - GUILLERMO GONZÁLEZ CAMARENA


EFEMÉRIDE - Guillermo González Camarena, engenheiro, cientista e inventor mexicano, morreu em Las Lajas no dia 18 de Abril de 1965. Nascera em Guadalajara, em 17 de Fevereiro de 1917. Em 1940, inventou um sistema para transmitir televisão a cores: o sistema tricromático sequencial de campos. Também inventou, mais tarde, nos anos 1960, um sistema simplificado de geração de cores - o sistema bicolor simplificado. Guillermo lançou a televisão a cores no México, anos antes da implementação do sistema NTSC.
Quando era criança, adorava fabricar brinquedos movidos a energia eléctrica, que idealizava no seu local de trabalho: um laboratório na cave da sua casa. Com apenas 9 anos de idade, inventou um alarme sísmico, que - quando a terra começava a tremer - ouvia-se uma cigarra e acendiam-se algumas luzes. Com 12 anos, já tinha construído o seu primeiro transmissor amador.
Assim, ninguém estranhou que ele viesse a cursar Electrónica no Instituto Politécnico Nacional Mexicano. Somente com 17 anos, já tinha fabricado a sua própria televisão, usando peças avulsas de rádio. Devido às suas primeiras experiências com a televisão, muitos amigos e parentes achavam que ele estivesse louco, porque para eles parecia ficção científica.
Em 1930, licenciou-se na Faculdade de Engenharia Mecânica e Eléctrica do Instituto Politécnico Nacional; obtendo a sua primeira licença de Rádio dois anos depois.
Em 1940, inventou o adaptador cromoscópico para televisão, antecessor do sistema de transmissão de televisão a cores. A patente foi registada nos Estados Unidos em 1941.  Apresentou melhorias da sua patente em 1960 e 1962.
Em Agosto de 1946, enviou a primeira transmissão a cores, desde o seu laboratório na sede da Liga Mexicana de Experiências em Rádio, na Cidade do México.
Ele também contribuiu no campo da radiodifusão. Em 1945, o Ministério das Comunicações e Obras Públicas do México encomendou-lhe um estudo sobre o volume, ruído e atenuação dos sistemas de comunicação eléctrica, a fim de estabelecer as unidades legais de referência no quadrante da rádio. Quatro anos mais tarde, elaborou as leis que regulavam o funcionamento e a operação das estações de rádio mexicanas, onde foi incluída a televisão, a frequência modulada, as ondas curtas, as ondas largas e o rádio fac-símile. Em 1948, fundara os Laboratórios Gon-Cam.
Os seus trabalhos estenderam-se ao campo da medicina, quando começou a usar a televisão a preto e branco, depois a cores, como meio de ensino.
Em 18 de Abril de 1965, quando voltava da inspecção ao transmissor do Canal 5 em Las Lajas, Guillermo sofreu um acidente automobilístico, morrendo de imediato. Em sinal de luto, as emissoras de televisão ficaram fora do ar durante todo aquele dia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...