segunda-feira, 2 de abril de 2018

2 DE ABRIL - C. S. FORESTER


EFEMÉRIDE - Cecil Scott Forester, de seu verdadeiro nome Cecil Louis Troughton Smith, escritor britânico, morreu em Fullerton (Califórnia) no dia 2 de Abril de 1966. Nascera no Cairo em 27 de Agosto de 1899.
O pai era um funcionário britânico colocado no Egipto. Cecil só foi para o Reino-Unido após a separação dos pais, passando a viver muito modestamente na companhia da mãe.
Depois de estudos em Medicina, abandonados no 3º ano, estudou Literatura e tornou-se escritor e jornalista.
A partir de 1917, publicou alguns poemas em revistas, mas o seu primeiro livro foi um estudo histórico sobre a Itália publicado em 1922, com uma reedição revista em 1927. Foi, porém, um romance policial, “Pagamento diferido”, em 1926, que lhe valeu o primeiro sucesso e notoriedade. Foi adaptado ao teatro e ao cinema. C. S. Forester casou-se nesse mesmo ano e teve dois filhos.
Ficaria conhecido sobretudo pelos seus contos de aventuras sobre temas militares/marítimos. As suas obras mais famosas são os onze livros da série “Horatio Hornblower”, que se passa na era napoleónica, e “The African Queen”, publicado em 1935 e adaptado ao cinema em 1951 por John Huston. As suas novelas “A Ship of the Line” e “Flying Colours” foram premiadas em 1938, com o James Tait Black Memorial Prize para Ficção. Foi autor também de novelas policiais e livros infantis.
Paralelamente, foi cenarista e continuou a carreira de jornalista, tendo sido mesmo correspondente de guerra durante a Guerra Civil em Espanha e na Checoslováquia, depois da invasão nazi. 
Em 1940, para participar na concepção de propaganda antinazi e pró-britânica, instalou-.se na Califórnia, onde viveu o resto da sua vida. Frequentou Hollywood e viveu em Beverly Hills. Em 1944, divorciou-se. Voltou a casar-se em 1947. Durante os anos 1950, cinco dos seus romances, pelo menos, foram adaptados ao cinema.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...