sexta-feira, 20 de abril de 2018

20 DE ABRIL - ARTUR CORREIA


EFEMÉRIDE - Artur Costa Correia, ilustrador e realizador de cinema de animação português, nasceu em Lisboa no dia 20 de Abril de 1932. Morreu na mesma cidade em 1 de Março de 2018, com 85 anos de idade.
Estudou na Escola Industrial Machado de Castro. Trabalhou como ilustrador, antes de se dedicar ao cinema de animação, em 1965. Encontra-se vária colaboração de sua autoria na revista “Foguetão” (1961).
Em 1967, alcançou - no estrangeiro -  vários prémios de desenho animado publicitário. Em 1970, rodou o primeiro filme português de animação para o grande público, “Eu Quero a Lua”. Foi fundador, com Ricardo Neto, do primeiro estúdio de animação em Portugal, a Topefilme, onde adaptou alguns contos tradicionais portugueses.
Colaborou igualmente nas seguintes publicações: “O Papagaio”, “Zorro”, “Pisca-Pisca”, “Fungagá da Bicharada”, “Mundo de Aventuras” e “Correio da Manhã”.
No “Cavaleiro Andante”, notabilizou-se com bandas hilariantes que ficaram famosas, como por exemplo: “As Aventuras de Dom Cebolinha”, “Tufão no México”, “O Roubo do Elefante Branco” e “O Neto de Robin dos Bosques”.
No campo do cinema de animação, em 1967, conquistou prémios em Veneza e Annecy. Foi também distinguido em Bilbao, Cannes, Hollywood, Argentina, Zagreb, Lucca e na sua terra natal, Lisboa.
Foi um dos nossos cineastas de publicidade mais premiado mundialmente. Em 1972, trabalhou num dos filmes de uma série do veterano Robert Balser, em Barcelona.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...