terça-feira, 3 de abril de 2018

3 DE ABRIL - GUS GRISSOM


EFEMÉRIDE - Virgil Ivan “GusGrissom, astronauta norte-americano, nasceu em Mitchell no dia 3 de Abril de 1926. Morreu no Cabo Canaveral em 27 de Janeiro de 1967. Foi integrante do primeiro grupo de sete astronautas do Projecto Mercury, o primeiro programa espacial dos Estados Unidos.
Esteve na Força Aérea, de 1942 (com 16 anos) até 1945. Casou-se com Betty Moore e, com a guerra terminada, pediu para regressar à vida civil e empregou-se numa empresa construtora de autocarros. O salário que recebia era insuficiente para viver e decidiu retomar os estudos, aproveitando o G. I. Bill, um dispositivo criado pelo governo americano para financiar os estudos superiores dos soldados desmobilizados depois da Segunda Guerra Mundial.
Grissom inscreveu-se na Universidade Purdue em Setembro de 1946. Durante este período de formação universitária, a esposa Betty voltou a viver com os pais e arranjou um emprego. “Gus” trabalhou a tempo parcial como cozinheiro de um restaurante local. Obteve a sua licenciatura em Engenharia Mecânica em 1950. 
Reintegrou a Força Aérea, sendo aceite no programa de formação de cadetes. Em Março de 1951, recebeu o diploma de piloto e a sua mulher juntou-se a ele numa base do Arizona.Com a Guerra da Coreia em curso, a sui esquadrilha foi enviada para a zona de acção, em Fevereiro de 1952. Grissom voava num avião de caça a reacção F-86 Sabre, tendo efectuado mais de 100 missões de combate. 
Foi colocado depois numa base no Texas, tornando-se instrutor de voo e prosseguindo a sua carreira. Fez parte dos 100 pilotos de ensaio seleccionados para a NASA, com a finalidade de formar o primeiro grupo de astronautas para o Programa Mercury. Foi convocado para os testes físicos e psicológicos em 1958, ficando entre os sete escolhidos (Abril de 1959).
“Gus” Grissom foi o segundo norte-americano a ir ao espaço, num voo suborbital, a bordo da cápsula espacial Liberty Bell 7, em Julho de 1961. A missão quase lhe causou a morte por afogamento, após a descida no oceano, quando a porta da cápsula se abriu, enchendo de água e afundando a nave no mar.
Em 1965, comandou a primeira nave com tripulação dupla dos Estados Unidos, a Gemini III, subindo ao espaço na companhia do astronauta John Young.
Em Janeiro de 1967, morreu no interior do módulo de comando da Apollo 1, na base de lançamento em Cabo Canaveral, durante um treino, em companhia dos astronautas Ed White e Roger Chaffee. O acidente deveu-se a um incêndio provocado por curto-circuito.
O seu corpo foi sepultado no Cemitério Nacional de Arlington, em Washington D.C..

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...