quarta-feira, 4 de abril de 2018

4 DE ABRIL - CHARLES BERNSTEIN


EFEMÉRIDE - Charles Bernstein, escritor, crítico, editor, tradutor e professor norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 4 de Abril de 1950. É um dos mais importantes membros da poesia LANGUAGE", editor da antiga revista “L=A=N=G=U=A=G=E” e do website “Sibila”.
Nasceu no seio de uma família judaica de origem russa, que se instalou em Nova Iorque. Estudou na Bronx High School of Science e na Universidade de Harvard, licenciando-se em Artes (1972). Publicou o seu primeiro livro, “Asylums”, em 1975. Entre 1978 e 1981, editou - juntamente com Bruce Andrews - os 13 números da revista vanguardista “L=A=N=G=U=A=G=E”. No mesmo período, lançou três livros de poesia: “Parsing” (1976), “Shade” (1978) e “Poetic Justice” (1979). Em 1984, editou “The L=A=N=G=U=A=G=E Book”, uma selecção do que fora publicado nos três anos de revista. Colaborou também, com numerosos artigos, no magazine “Jacket”.
De 1989 a 2003, leccionou na Universidade de Buffalo, estado de Nova Iorque, onde também co-fundou e dirigiu o Programa de Poética e o site “Electronic Poetry Center” (1995). Actualmente, é professor na Universidade da Pensilvânia, tendo lá iniciado o projecto PennSound.
Nas últimas décadas, publicou dezenas de livros e antologias. Trabalhou ainda com vários compositores, para os quais escreveu os libretos de cinco óperas.
Casou-se com a pintora Susan Bee em 1968, tendo dois filhos. É membro da American Academy of Arts & Sciences, desde 2006.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...