domingo, 8 de abril de 2018

8 DE ABRIL - BASÍLIO DA GAMA


EFEMÉRIDE - José Basílio da Gama, poeta luso-brasileiro que usava o pseudónimo “Termindo Sipílio”, nasceu em São José do Rio das Mortes (actual cidade de Tiradentes) no dia 8 de Abril de 1741. Morreu em Lisboa, em 31 de Julho de 1795. Ficou célebre com o seu poema épico “O Uraguai”, de 1769. Pertencia à Academia Brasileira de Letras.
O pai, Manuel da Costa Villas-Boas, era capitão-mor do Novo Descobrimento e a mãe era neta do oficial militar Leonel da Gama Beldes.
Em 1757, já órfão de pai, começou a frequentar o Colégio dos Jesuítas no Rio de Janeiro. Quando, dois anos depois, em 1759, Gomes Freire de Andrade ordenou o fecho do colégio, como parte da campanha de perseguição contra a Companhia de Jesus, o jovem Basílio manteve-se fiel à sua vocação e seguiu para Roma, à procura do apoio da igreja católica para a sua fé.
Entre os anos 1760/66 foi admitido, graças ao poeta Michel Giuseppe Morei, na Arcádia Romana, com o pseudónimo de “Termindo Sipílio”. O facto de um poeta da Brasil/colónia ter sido admitido numa agremiação tão importante como a Arcádia Romana pressupõe que, quase certamente, ele teria sido recomendado pelo clero jesuítico português.
No decorrer de 1768, esteve de novo no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, mas regressou à Europa, dirigindo-se para Coimbra. Nesta ocasião, foi detido em Lisboa, acusado de simpatia para com os jesuítas. Em troca da liberdade, prometeu às autoridades ir viver em Angola. Logo em seguida, buscando evitar o degredo, capitulou diante do poder exercido por Sebastião José de Carvalho e Melo, marquês de Pombal, responsável directo pela perseguição aos jesuítas.
Basílio escreveu então um epitalâmio, dedicado à filha do Marquês, exaltando-o, vindo a cair, em 1769, nas graças deste. No mesmo ano, foi publicado o poema épico “O Uraguai”, dedicado a Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão do marques de Pombal, onde se percebe o intuito de agradar ao homem forte do Portugal daquele tempo. Além dos guerreiros portugueses, os guaranis são tratados de maneira positiva pelo autor, cabendo unicamente aos jesuítas o papel de vilões, por serem contrários à política pombalina, retratados como interessados em ludibriar os indígenas.
Por essa época, estreita-se a sua ligação com Pombal, de forma que se torna oficial administrativo e seu secretário. Com a queda política do seu protector, Basílio passou a sofrer perseguições políticas, sendo obrigado a deslocar-se várias vezes da Corte para a colónia do Brasil e vice-versa, como forma de se livrar de arbitrariedades cometidas contra si.
Veio a falecer num período em que estava em Lisboa, tendo sido sepultado na Igreja da Boa Hora.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...