segunda-feira, 9 de abril de 2018

9 DE ABRIL - ISAAC NAVÓN


EFEMÉRIDE - Isaac Navón, escritor, educador e político israelita, nasceu em Jerusalém no dia 9 de Abril de 1921. Morreu na mesma localidade em 6 de Novembro de 2015. Foi o 5º presidente do seu país (1978/1983).
Em 2005, foi considerado como o 108º maior israelita de todos os tempos, numa votação organizada pelo site de notícias “Israel Ynet”, que visava determinar os 200 maiores israelitas de sempre.
Descendia, por parte do pai, de judeus espanhóis que se instalaram na Turquia em 1492. A família instalou-se em Jerusalém em 1670. Pelo lado da mãe, a família tinha origem sefardita marroquina, residindo em Jerusalém há três séculos.
Isaac estudou numa escola religiosa, prosseguindo depois os estudos na Universidade Hebraica de Jerusalém, licenciando-se em Literatura Árabe, Cultura Muçulmana e Pedagogia.
De 1946 a 1949, foi chefe administrativo da Haganah, na região de Jerusalém, A seguir à independência, foi enviado como diplomata para o Uruguai e Argentina.
Em 1951, foi nomeado secretário de estado do ministro dos Negócios Estrangeiros e, no ano seguinte, foi colocado como secretário administrativo do primeiro-ministro. 
Em 1963/65, foi secretário do ministério da Educação e da Cultura. Navón teve então um papel importante no programa de preparação dos futuros soldados e iniciou um programa de ensino de hebreu para adultos.
Em 1965, foi deputado. Três anos depois, integrou o novo Partido Trabalhista Israelita. Foi eleito presidente do Estado de Israel em 1978, trazendo para o cargo uma maior intervenção e não apenas a representatividade vigente até então. Contribuiu para atenuar as diferenças sociais e as relações inter-religiosas.  Foi igualmente o primeiro a lançar a ideia de um pacto para definir as relações israelo-palestinianas.
No que respeita à literatura, escreveu numerosos contos e, com a colaboração de um musicólogo e de um cantor, escreveu duas das mais populares obras do teatro musical de Israel.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...