sexta-feira, 11 de maio de 2018

11 DE MAIO - GELSON MARTINS


EFEMÉRIDE - Gelson Dany Batalha Martins, futebolista português de ascendência cabo-verdiana, nasceu na Praia, Ilha de Santiago, no dia 11 de Maio de 1995.
Mudou-se para Portugal quando era adolescente, jogando nos juniores do CF Benfica e do Sporting CP. Em Março de 2014, foi promovido à equipa B deste último, assinando uma extensão de contrato até 2019.
Gelson fez a sua estreia como profissional em Agosto de 2014, entrando como substituto de Lewis Enoh na vitória de 1-0 do Sporting sobre o SC Olhanense na Segunda Liga. Em Dezembro, marcou o seu primeiro golo, contribuindo para a vitória de 3-1 contra o VSC Guimarães B.
Foi promovido ao plantel principal do Sporting no Verão de 2015, tendo feito a sua estreia em Agosto, numa vitória por 1-0 sobre o SL Benfica na Supertaça Cândido de Oliveira.
Gelson Martins apareceu pela primeira vez na Primeira Liga, jogando um minuto num triunfo de 2-1 sobre o recém-promovido CD Tondela. Em Janeiro do ano seguinte, contra o mesmo adversário, marcou o golo 5 000 do Sporting na competição.
Até ao final da época, Gelson foi frequentemente utilizado tendo acabado a sua primeira temporada a nível sénior com 42 jogos disputados.
Destacou-se desde o início da época 2016/17, assumindo a titularidade da equipa e brilhando frente a equipas como o Real Madrid CF e o BV Borussia Dortmund. Após os duelos com a equipa espanhola, vários jogadores conceituados, como Marcelo e Cristiano Ronaldo, vieram publicamente elogiar o jovem extremo. Foi considerado um dos melhores jogadores a actuar na Primeira Liga, ganhando os prémios de melhor jogador do mês em Agosto e Setembro, liderando a tabela de assistências.
Em Novembro de 2016, mereceu comparação com o antigo vencedor da Bola de Ouro Luís Figo por parte do seu treinador, ao dizer que Gelson «se tornaria num jogador do mesmo patamar». Em Janeiro de 2017, acordou com o Sporting a renovação do contrato até 2022, ficando com uma cláusula de rescisão de € 60 milhões. No entanto, durante o mercado de Verão de começo da época 2017/18, o treinador Jorge Jesus afirmou que só deixaria sair Gelson por uma quantia de € 100 milhões.
G. Martins fez parte da equipa Sub-19 de Portugal no Campeonato Europeu de 2014, jogando todas as partidas e sendo vice-campeão. Também representou o país no Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 de 2015, marcando golos na fase de grupos contra o Senegal e nos oitavos-de-final contra a anfitriã Nova Zelândia.
Do seu palmarés fazem parte a Supertaça Cândido de Oliveira 2015 e a Taça da Liga 2017/18, as duas em representação do Sporting.
Foi seleccionado pela primeira vez para a equipa principal de Portugal em Outubro de 2016, contra Andorra.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...