sexta-feira, 4 de maio de 2018

4 DE MAIO - BARTOLOMEO CRISTOFORI


EFEMÉRIDE - Bartolomeo Cristofori, fabricante italiano de instrumentos musicais, nasceu em Pádua no dia 4 de Maio de 1655. Morreu em Florença, em 27 de Janeiro de 1731. É conhecido como o inventor do piano.
Era construtor de cravos e, desde criança, adorava música. Queria descobrir um modo de conseguir uma maior dinâmica nos sons, visto que o cravo não permitia diferenças de intensidade, devido ao seu mecanismo de toque.
O cravo ainda estava no seu apogeu. Com a possibilidade de se poder tocar em vários registos e com a extensão do teclado até às cinco oitavas, tudo se fez para tornar este instrumento o mais completo possível. Só lhe faltavam as nuances de fraco e forte tocando, por exemplo, na mesma tecla, com mais ou menos intensidade.
Em 1690, Bartolomeo mudou-se para Florença a convite do príncipe Fernando de Médici, para trabalhar como músico e fabricante de instrumentos musicais da corte. Em 1698, apresentou o seu primeiro cravo modificado e, em 1709, o seu primeiro piano.
O novo instrumento foi denominado «gravicembalo col piano e forte», expressão que, em português, se traduziria por «cravo com piano e forte», logo simplificada para ‘pianoforte’ dada a possibilidade de executar sons pianos (fracos) e sons fortes. Por este motivo, em Itália, o piano é chamado pianoforte.
Assim, foi em 1709 que Cristofori decidiu substituir as penas utilizadas no interior do instrumento por pequenos martelos, criando uma bela melodia, que trouxe mais vida às músicas por ele tocadas.
Ainda hoje são conhecidos quatro dos seus pianos originais fabricados nos anos 1710/1711. Mesmo depois da morte do príncipe Fernando, ocorrida em 1713, Cristofori continuou ao serviço do grão-duque, Cosme III de Médici (pai de Fernando), até à sua morte em 1731.
O Museu Nacional de Instrumentos Musicais, em Roma, possui um pianoforte por ele fabricado em 1722. Um outro, de 1720, está no Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, mas bastante modificado pelos seus seguidores. Um terceiro instrumento de 1726 está no Museu de Instrumentos Musicais da Universidade de Leipzig. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...