sábado, 5 de maio de 2018

5 DE MAIO - LARS MAGNUS ERICSSON


EFEMÉRIDE - Lars Magnus Ericsson, inventor sueco, nasceu em Vergebols no dia 5 de Maio de 1846. Morreu em Botkyrka, em 17 de Dezembro de 1926. Foi o fundador da Ericsson, gigante mundial de telecomunicações.
Tinha 12 anos quando o pai morreu, o que o obrigou a procurar trabalho como ferroviário e mineiro, na Suécia e na Noruega. Trabalhou até ter dinheiro suficiente para ir viver em Estocolmo (1867).
Seguidamente, trabalhou durante seis anos numa fábrica de telégrafos chamada Öllers & Co. Em virtude da sua habilidade, recebeu duas bolsas estaduais para estudar no estrangeiro, entre 1872 e 1875 (Suíça e Alemanha). Uma das empresas em que trabalhou foi na Siemens & Halske.
Após voltar à Suécia, em 1876, fundou uma pequena oficina juntamente com o seu amigo Carl Johan Andersson, que também havia trabalhado na Öllers & Co. Entre outras coisas, em breve começou a fabricar o seu próprio modelo de telefone. Quando começaram a cooperar com Henrik Tore Cedergren, em 1883, a empresa Ericsson começou a crescer.
No ano de 1900, Lars Magnus reformou-se da Ericsson com 54 anos de idade. Manteve as suas acções na empresa até 1905 e depois vendeu-as. Era profundamente respeitado pelos seus funcionários, apesar do seu mau feitio. Inicialmente, porém, ele não acreditara num grande mercado para telefones, vendo-os sobretudo como gadgets para as classes mais privilegiadas.
Após a sua morte em 1926, foi sepultado em Botkyrka e - a seu pedido explícito - não foi colocada nenhuma lápide a assinalar o seu túmulo.
O seu escritório de presidente da Ericsson foi reconstituído ao pormenor, no Museu Nacional para as Ciências e a Tecnologia em Estocolmo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...