segunda-feira, 7 de maio de 2018

7 DE MAIO - TAMMY JERNIGAN


EFEMÉRIDE - Tamara “Tammy” Elizabeth Jernigan, cientista e ex-astronauta norte-americana, veterana de cinco missões espaciais, nasceu em Chattanooga no dia 7 de Maio de 1959.
Estudou no liceu de Santa Fé Springs, na Califórnia, sendo diplomada em 1977. Licenciou-se em Física em 1981 e em Ciências da Engenharia em 1983, pela Universidade de Stanford. Obteve um mestrado em Astronomia na Universidade de Berkeley em 1985.  Em 1988, doutorou-se em Física Espacial e Astronomia na Universidade Rice. Entrou para o corpo de astronautas da NASA em 1986.
Fez o primeiro dos seus cinco voos ao espaço em Junho de 1991, na nave Columbia, como especialista de missão da STS-40. Em Novembro de 1992, na STS-52 Columbia, também trabalhou como especialista numa missão de dez dias, que colocou em órbita um satélite italiano.
Em Março de 1995, foi a comandante de carga da STS-67 Endeavour, que bateu o recorde de então de 16 dias em órbita e que levou a cabo a missão científica Astro-2, no Spacelab, dedicada a observações astronómicas do espectro ultravioleta em regiões da Terra.
Em Novembro de 1996, voltou a ser especialista de missão no seu quarto voo espacial, na STS-80 Columbia, que colocou satélites recuperáveis em órbita e foi a mais longa da história do programa de naves espaciais.
O seu quinto e último voo espacial deu-se em Maio de 1999, na STS-96 Discovery, a sua primeira viagem à Estação Espacial Internacional e que também marcou a primeira acoplagem de uma nave, desembarcando quatro toneladas de hardware e suprimentos, como preparação para a chegada da primeira tripulação permanente, no ano seguinte (Expedição 1). Nesta missão, Tamara realizou oito horas de actividades extra-veiculares e completou um total de 1 512 horas no espaço.
Reformou-se da NASA em 2001. Está casada com o antigo astronauta Peter Wisoff.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...